25 agosto 2011

PRÊMIO BETINHO 2011

Vanda Ferreira, Cônsul no entorno rural de Campo Grande – MS, é indicada ao PRÊMIO BETINHO 2011



Para votar nela, basta seguir o link:

14 agosto 2011

Troféu Carlos Drummond de Andrade para Delasnieve Daspet

DELASNIEVE DASPET RECEBERÁ O TROFÉU CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE EM ITABIRA-MG



Itabira é a cidade natal do poeta CARLOS DRUMMOND  DE ANDRADE.
Delasnieve Daspet foi indicada e teve seu nome aprovado pela Comissão Organizadora.
A  honraria é concedida   àqueles que se destacaram  em diversos setores profissionais e sociais do País, nas Minas Gerais e em Itabira,  e está na sua 46ª edição.

Ao receber a carta com a indicação e a aprovação do seu nome - Delasnieve Daspet lembrou  dos versos de seu poeta maior:

"No meio do caminho tinha uma pedra
 Tinha uma pedra no meio do caminho.
 E eu nunca me esquecerei /
Que no meio do caminho tinha uma pedra
 Tinha uma pedra no meio do caminho".

....

E, como tem pedras, Drummond!
Pedras que nem imaginamos e que nos são lançadas...
Com elas  temos nos  construído. Elas funcionam  como incentivo e servem para alavancar nosso caminhar.
Obrigada, Lea Luh pela indicação.
Obrigada, a comissão que aprovou o nosso   nome.
OBRIGADA, MINAS GERAIS!
OBRIGADA, BRASIL!

Delasnieve Daspet
Poeta, essencialmente!

01 agosto 2011

POETAS DEL MUNDO PELA CULTURA





Poeta Delasnieve Daspet, Presidente da Associação Internacional Poetas del Mundo, lê o manifesto em apoio a ocupação na FUNARTE-SP e pela imediata aprovação das PEC 150 e 236.

MANIFESTO DE BONITO PELA CULTURA BRASILEIRA Nós – trabalhadores da cultura de Mato Grosso do Sul - estamos aqui hoje realizando a ocupação simbólica deste importante espaço - que é o Festival de Inverno de Bonito - para manifestar o nosso apoio ás reivindicações dos artistas que ocupam desde segunda-feira desta semana o prédio da FUNARTE - na capital de São Paulo. A ocupação – tanto a de São Paulo como a que realizamos neste momento - tem como objetivo concreto reivindicar para a cultura do nosso País - dos nossos estados e dos nossos municípios – a importância e a atenção que ela definitivamente merece. Nesse cenário queremos – dentro dos nossos direitos constitucionais de cidadãos – exigir com veemência dos nossos representantes políticos de todas as esferas do poder – o imediato apoio á votação das PECs (Proposta de Emenda à Constituição) 236 e 150, que tramitam há anos no Congresso Nacional. A PEC 236 prevê a inclusão da cultura como direito social - assim como a educação, a saúde, a moradia e o trabalho - entre outros. já a PEC 150 determina que 2% do orçamento da União sejam investidos na cultura - conforme orientação da ONU (Organização das Nações Unidas) no documento “Agenda 21 da Cultura”.

MAS NÃO É O QUE ACONTECE HOJE! O orçamento do Ministério da Cultura do Governo Federal – por exemplo - previsto para 2011 - que era de R$ 2,2 bilhões – ou seja, apenas 0,2% do total do orçamento, foi ainda mais drásticamente reduzido para R$ 800 milhões (0,06%). CHEGA!! Queremos a imediata votação das PECs 236 e 150!!Queremos a valorização real da cultura brasileira!!Lembrando a frase do diretor e dramaturgo Augusto Boal:

"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma."

NA BUSCA DE UM NOVO TEMPO PARA A CULTURA, VAMOS À LUTA!!


Sigamos o exemplo dado em Mato Grosso do Sul e tranformemos essa iniciativa em um grande movimento nacional em favor da cultura e das artes; sem um grande movimento as PEC 150 e 236 podem demorar 50 anos para ser efetivamente aprovadas.
Nós, que defendemos todos os movimentos culturais, temos a obrigação e o dever cívico de fazer com que o Congresso Nacional aprove verba perene para a cultura; e os entes federados, Estados e Municipios, também o façam, e que seja obrigatório aos Munícipios para receberem repasses da União e dos Estados terem organizada a Secretaria de Cultura.
É um direito e um dever de cidadania!

Aparecido Donizetti Hernandez
Cônsul Poetas Del Mundo - Itapevi