Delasnieve Daspet


Delasnieve Daspet
[Presidente Internacional - Embaixadora - Brasil]

Na guerra não existe vitória, mas sim diferentes graus de derrotas'.
[ Paul Goebbels. Político alemão 1897-1945]


Um Brado de Paz!...

De Mato Grosos do Sul, do meio do cerrado ralo do Centro-Oeste, de nossas águas puras, de nossas verdes matas, da revoada de nossos pássaros, da natureza presente, do homem queimado pelo sol da lida, dos nossos rebanhos, dos grotões de nossas terras, de nossas lavouras, da garganta seca, dos olhos ardendo, do frio e do calor, aqui no Brasil, - levantou-se o brado:'
' Poetas de todas as querências, de todos os quadrantes, de todos os sóis, de todas as luas, integrantes do Mundo, membros da Humanidade, artífices das Palavras e dos Atos de Paz - convido-os a RESISTIR - pela Poesia e com a Poesia - ao Conflito do Oriente Médio. Falem!'
Conclamou-se a todos: ' Que ninguém se cale!'
' Gritem!' - pediu-se!
' Não podemos nos calar...' - decidiu-se!
E do Hemisfério Norte ao Hemisfério Sul - do Leste ao Oeste - as palavras chegaram... tímidas, no ínicio...
Fortes! Chamando! Impondo! Cobrando! - a seguir... Já não se poderia calar... As comportas foram abertas e o o mundo não pode silenciar frente ao que ocorre no Oriente Médio.
O que justificaria o bombardeio de populações civis e a destruição das infra-estruturas no Líbano e na Faixa de Gaza?!
Como apoiar uma guerra onde mais de 1/3 dos mortos são crianças?!
Tem alguma coisa errada quando começamos a matar as crianças!
E porque o mundo está calado?!
O que temem, em nome de todos os deuses?
E que nos espera no final desta loucura?
Este decênio - 2001 a 2010 foi considerado pela ONU - a década da promoção da paz. Da não violência para o futuro das crianças.
Promover a Paz... Não deveria ser tão dificil... mas a cada dia ela se torna mais e mais complicada. Se já começamos a matar as crianças... A infância é o símbolo da inocência, o estado anterior ao pecado, da simplicidade, da espontaneidade. É o celeiro que esta aberto a todos os ensinamentos.
Ao referir-se a futurização da paz - a ONU nos faz ver que a criança é o futuro em potência, a mudança possível, a sintese do consciente e do inconsciente - um simbolo da totalidade.
Um simbolo que se reproduz em circulos - um simbolo reunificador dos contrastes nas crenças, do ideal possivel, do partilhar da sabedoria, da justiça, da harmonia, da paz, enfim.
A paz não emerge automaticamente. Temos de assumir responsabilidades nas mudanças necessárias e contribuir efetivamente para a sua aplicabilidade.
Todos nos necessitamos de um mundo de amor e sem medos. A igualdade de direitos tem de levar em conta as diferenças.Que cada um tenha a liberdade e o direito de escolher o próprio caminho - assim, chegaremos a Paz!
Por isso os Poetas foram conclamados. Instados falaram em poemas, em versos, em prosa, em frases... e traduzem toda a tristeza, a dor, a revolta que cruza o Universo! O meu canto se transforma num lamento...