Objetivos - Diretorias


Associação Internacional Poetas del Mundo
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP
Registro nº 51.741 - Livro A-182 - fls. 203v/212 de 29.06.2010
4º Serviço Notorial e Registral - Campo Grande MS Brasil


Criamos no dia 22 de junho de 2010, em Assembleia Geral Extraordinária - a Associação Internacional Poetas
del Mundo. Aprovamos o Estatuto, o Regimento Interno e demos posse a Primeira Diretoria da novel Entidade.

Poetas del Mundo nasceu da convicção de que estamos num momento crítico da humanidade. O objetivo do Árias Manzo - nosso Presidente Mundial e Fundador - era unir poetas de todo o mundo - até nos tornarmos uma força real que tenha peso e influência no Planeta. Até hoje - funcionou como um Fórum Internacional e está presente em mais de 100 ( cem ) países, nos 5 ( cinco ) continentes, e, contamos com mais de 6.500 ( seis mil e quinhentos ) poetas.

É a globalização da poesia.

Há tempos nossos associados pediam ao Árias a transformação do Fórum em uma Entidade formal que pudesse vir a atuar - ainda com mais força em todos os locais onde sempre manteve sua área ação: Meio Ambiente, Cultura da Paz, Soberania dos Povos, Direitos Humanos, Criança, Menos Favorecidos, Famintos, Miseráveis de todas as áreas - trabalhando em prol e pelo Homem, participado ativamente em favor dos que necessitam da voz do poeta. Não é que a poesia vá mudar o mundo, mas podemos ser uma força real de proporções imensuráveis no equilíbrio da humanidade.

O Manifesto - memorável trabalho do nosso Presidente Fundador, afirma:
"(...) Assim como deterioramos o planeta constantemente com o uso abusivo dos recursos naturais e humanos, assim também se constroem armas de destruição em grande escala, capazes de destruir toda a humanidade em poucas horas, e a supremacia do poder se concentra sempre nas mesmas mãos, no que hoje conhecemos como Império(s). Porém, nem tudo é negativo, porque o caos moral, o caos ético, o caos político (guerras infames), o caos econômico (coisas absurdas) não são outra coisa senão manifestações do PARTO DA HISTÓRIA, como quando uma mulher dá a luz a uma criança; morre uma etapa e surge outra de seu regaço.

1 - Frente a este afã de domínio absoluto que poderá nos levar inevitavelmente à autodestruição e ante a tanta barbaridade. E ante a luz dos novos tempos que se anunciam, os Poetas del Mundo empreendemos o caminho do protesto, por um lado, e da construção de um novo amanhecer, por outro, que conduz à libertação definitiva do homem.

2 - Os Poetas del Mundo, não todos, apenas os Poetas del Mundo, porque nem todos os poetas do
mundo estamos dispostos a dizer: não sou, SOMOS. Os que estamos dispostos a abandonar o EGO que está nos matando e somos capazes de olharmo-nos em IGUALDADE, iniciamos a cavalgada coletiva através do mundo e colocamos a arte da poesia a serviço da humanidade.

3 - Ser poeta não significa somente escrever bela poesia, senão que VIVÊ-LA, e vivê-la não significa apenas senti-la, mas também praticá-la, e praticá-la é uma coisa de todos os dias, de sempre enquanto tenhamos cabeça para pensar e coração para sentir.

4 - Ser Poeta del Mundo é algo mais difícil ainda, ser Poeta del Mundo é assumir este manifesto em
sua parte essencial; é assumir a defesa da vida, do amor, da diversidade, da liberdade e ser capaz de dizer: dou minha vida pela VIDA, ainda que ame minha vida. Por isso é que dizemos BASTA de estupidez, BASTA de EGOS que não contribuem para o crescimento coletivo, nem pessoal, e coloquemos a arte da poesia a serviço da existência humana. 5 - Ser Poeta del Mundo é ser um guerreiro, ou uma guerreira, que cavalga pelas planuras da existência humana, como faz desde as mais remotas noites dos tempos, em busca da perfeição e do crescimento lícito da vida, enquanto se vive com as roupagens e as condições que temos para fazê-la. É por isso que não seremos passivos diante dos crimes que se cometem dia-a-dia em nome da liberdade,levantaremos nossa voz como um raio de luz e faremos tremer o covarde, porque converteremos a palavra na melhor arma que o assassino haja conhecido ao longo da história (...)"

E, amigos, é a isso que nos propomos!

Ao receber do Árias Manzo o convite para montar a Entidade aqui no Brasil - e, daqui para o mundo - partimos das ideias dele - colocá-las dentro da nossa legislação - e criamos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP - que estará registrada no Ministério da Justiça, do Meio Ambiente, do Social, da Cultura, de onde - levantaremos nossas vozes - que elas ecoem pelo Mundo todo - em defesa dos nossos ideais e de nós mesmos - habitantes deste planeta - escritores, sonhadores, poetas de todo o mundo.

De acordo com o Árias Manzo - ficou decidido que dois cargos seriam vitalícios: o dele com Presidente Fundador e Mundial e o de Delasnieve Miranda Daspet de Souza - como Presidente Internacional, pois ambos se encontram perfeitamente integrados ao pensamento do Movimento Poetas del Mundo - hoje Associação Internacional Poetas del Mundo.

Apresento a todos - as nossas propostas objetivas, e, de como iremos funcionar. E, logo a seguir - a composição de nossa diretoria - e de nossos Representantes nos Continentes. As pessoas aqui nominadas são os sócio-fundadores. [ Informo também que as representações e diretorias são independentes e autônomas, mas poderão sofrer intervenção da Sede Internacional, se a direção julgar necessária, na forma das leis brasileiras e internacionais, conforme o estatuto e o regimento interno da entidade preveem ].

A posse festiva se deu em agosto - em Búzios - RJ - por ocasião do -II Encontro Poetas del Mundo – "Fazendo Arte em Búzios" - dias 28 e 29, quando recebidos pela Cônsul daquela cidade - a excelente Sonia Imamura - que também é Sócio-Fundadora, ocasião em que estaremos esperando todos os Poetas del Mundo que puderem se fazer presentes.

Muito obrigada .
Aguardo-os para um trabalho profícuo em suas localidades, estados, países, continentes - pela vida para a VIDA!
Campo Grande-MS - Brasil, 22 junho de 2010.

Delasnieve Miranda Daspet de Souza
Presidente da Associação Internacional Poetas del Mundo


ESCOLHEMOS COMO OBJETIVOS PRINCIPAIS:

OBJETIVOS PRINCIPAIS



Art. 4° - POETAS DEL MUNDO tem como objetivos principais: (do Estatuto)

I – Integrar, entre si, as Culturas de países vários;

II – Congregar pessoas e entidades, nacionais e estrangeiras, dedicadas à Cultura;

III – Empenhar-se, pelos meios e recursos ao seu alcance, no sentido do cultivo, desenvolvimento
e aprimoramento das Culturas brasileira e estrangeiras: Letras e Artes em geral, inclusive popular;

IV – Zelar pela prática da cidadania, da igualdade racial, dos direitos humanos, incentivando o
espírito de solidariedade nacional e internacional através das Letras, das Artes, ou seja, da Cultura em geral, elaborando e desenvolvendo projetos nesse sentido;

V – Defender o Meio-Ambiente, patrimônio da humanidade, elaborando e desenvolvendo projetos nesse sentido;

VI – Colaborar com os poderes públicos federais, estaduais e municipais e internacionais, visando a promoção das memórias e identidades dos diferentes povos, através de pesquisas e estudos literários,
linguísticos, históricos e artísticos;

VII – Incentivar e apresentar sugestões no sentido de aperfeiçoar a legislação sobre assistência à Cultura, Letras e Artes em geral, nacional e internacional;

VIII – Manter intercâmbio com editoras, instituições e pessoas físicas ou jurídicas que possam colaborar para a realização e conquista dos objetivos de POETAS DEL MUNDO;

IX– Promover foros de debates entre POETAS DEL MUNDO e outras instituições, com vistas à superação de obstáculos à promoção cultural e à prática de escritores e artistas brasileiros e estrangeiros;

X – Criar organismos e sistemas de assistência social, de impressão e distribuição de livros, em favor dos escritores e artistas nacionais e internacionais;

XI – Criar instituições de comunicação (jornais, revistas, rádio, TV, sites) para melhor divulgar a literatura, a paz, o meio ambiente, a solidariedade, os direitos humanos, os Poetas Del Mundo.

XII – Promover, incentivar e apoiar, intercâmbios, congressos, encontros, conferências, palestras, exposições, cursos, concursos e eventos outros, sempre visando o aprimoramento das Culturas e Artes com divulgação e realização nacional e/ou internacional, de acordo com as normas desta Associação, aqui especificadas, como das leis vigentes em seus locais de aplicação.

XIII - Implementação de projetos de caráter experimental ou não, de estudos, pesquisa e/ou eventos
e ações nas áreas de educação, sociedade saúde, ecologia, saneamento e segurança ou em qualquer outra questão relativa às condições de vida e que seja relevante para os que usufruem das atividades da entidade como para o bem comum de um grupo ou região;

XIV – Atuar na promoção da Ética, da Paz, da Cidadania, dos Direitos Humanos, da Democracia, da Cultura da Paz ;

XV - Apoio a Variedade Cultural - a visão da singularidade de cada ser humano e a singularidade dos grupos de etnias, regiões geográficas, religiões, habilidades e outros (especifique mais) diferentes.Dessa forma, a implementação de projetos contra o preconceito e valorização da variedade, como fator de apoio humanitário e de igualdade de direitos.


Seremos:



DENOMINAÇÃO, FINALIDADES, SEDE, TEMPO DE DURAÇÃO



Por este documento, fica social, cultural e juridicamente instituído a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE POETAS DEL MUNDO – associação civil, sem fins lucrativos, patrimônio próprio, duração indeterminada, denominado simplesmente neste Estatuto de POETAS DEL MUNDO que tem por objetivo principal aflorar a paz interior nas pessoas, através do culto, incremento a divulgação da Cultura de todos os povos, sem quaisquer vinculações sectárias, filosóficas, políticas ou religiosas, de fins não econômicos.

§ 1º - Instituições de Saber e Cultura, nacionais ou internacionais poderão filiar-se ao POETAS DEL MUNDO, após aprovação da Presidência, com prévio parecer de aprovação da Diretoria Jurídica desta Associação.

§ 2º - POETAS DEL MUNDO promoverá suas atividades através de Representações Administrativas:
a) uma Sede Internacional, brasileira, em Campo Grande – MS, que disporá sobre as políticas culturais da Associação;
b) uma Sede Mundial, localizada em Santiago, no Chile;
c) Sedes Adjuntas em todos os Continentes e mais o Mundo Árabe, que funcionarão como Vice-Presidências e d) Representação e Diretoria em Países, Departamentos, Províncias, Estados, Municípios. Todos os setores desta Entidade estruturarão seu funcionamento, de acordo com este Estatuto e seu Regimento Interno e as Leis da Região e País de seu estabelecimento.


Associação Internacional Poetas del Mundo



Presidente Mundial e Fundador : Luiz Árias Manzo